20 livros com protagonismo bissexual

Categoria

Por letra

Histórias para celebrar a semana da Visibilidade Bi

Dia 23 de setembro é o Dia da Visibilidade Bissexual, e como já é um costume por aqui, vamos celebrar a data com dicas de livros. Dessa vez, reunimos 20 obras, entre contos, romances e antologias, dos mais diversos gêneros literários. Confere só:

20 livros com protagonismo bissexual

Caso eu não te veja

Marobah

Caso eu não te veja, conta a história de Felipe, um garoto que está no penúltimo ano do colégio, mas já sem muita esperança de conseguir entrar em alguma faculdade. Ele sempre se interessou por meninas, mas já notou a existência de alguns garotos, situação que sempre conseguiu omitir, até que conhece Samuel e as coisas ficam mais difíceis de disfarçar.


Uma cidade chamada Balbúrdia

Milla Sampaio

Uma cidade chamada Balbúrdia se passa em um mundo pós apocalíptico. Laura, recém-casada com Mark e criada em uma cidade subterrânea, vai descobrir a verdadeira face do marido, fugir e entrar em contato com um mundo que ela desconhecia. Com novas amizades, Laura vai lutar contra a censura, traumas e um marido poderoso na esperança de que o mundo se torne um lugar mais justo.


A profecia da sereia

Clara Alves

Em A profecia da sereia, Lila é uma sereia que nunca encontrou seu lugar, afinal, ao contrário das outras sereias, ela nasceu sem alma gêmea, além de ter muita vontade de conhecer o mundo dos humanos. Depois de se encontrar com uma feiticeira e ganhar pernas, Lila tem uma informação importante: a profecia da feiticeira diz que ela encontrará sua alma gêmea em uma festa de ano novo. Por isso, a sereia volta à superfície todo dia 31 de dezembro.


Capas e espadas da visibilidade

Organização: Felipe L. Cavalcante

A antologia Capas e espadas da visibilidade reúne contos fantásticos de ficção especulativa protagonizados por personagens bissexuais enfrentando perigos medonhos, descobrindo poderes estranhos, passando por aventuras de gelar o sangue e desvendando mistérios soturnos.


Se você soubesse

Jordana M.

O conto Se você soubesse, é a história de duas amigas virtuais, Giovanna e Ana, que se conheceram graças a uma mensagem enviada por engano. Com a proximidade entre as duas, Giovanna percebe que pode estar sentindo algo mais por Ana. Com o Dia dos Namorados chegando, ela decide se inspirar no livro de sua escritora preferida e escrever cartas se declarando, mas a pergunta é: ela vai ter coragem de enviar?


Ela é só uma garota comum

Maria Freitas

No conto Ela é só uma garota comum, o viajante no tempo Romile volta ao fim do Século XXI para impedir que a morte de uma garota humana traga consequências catastróficas para o planeta. O que essa jovem tem de tão especial para que sua morte tenha tanto impacto no futuro?


Sozinha com as sombras

Beatriz Lucio

Em Sozinha com as sombras, Hanah vive cada dia na esperança de que seja o último. Há 11 anos ela foi enviada para um internato e já não tem mais nenhuma expectativa de sair de lá. Até o dia em que vê olhos azuis envoltos em sombras. As sombras permeiam seu destino desde antes de nascer e, por mais que ela tente fugir, ninguém pode fugir das sombras.


Sinos por todo lugar

Felipe L. Cavalcante

Sinos por todo lugar é uma coleção de contos sobre personagens bissexuais, contando relatos de curtas e inusitadas de vivências, muito diferentes e muito semelhantes, desde adolescentes tendo as suas primeiras experiências até experiências estranhas escolhendo as suas pessoas.


Aparentemente noivos

Arquelana

Em Aparentemente noivos, para conseguir um emprego, Joshua inventa que está noivo de Samira, sua melhor amiga. O plano era perfeito, ele conseguiria o emprego e depois anunciaria o término. Mas o plano cai na boca de sua família, que apesar de saber sobre sua bissexualidade, sonha que ele case com uma mulher indiana. Será que essa amizade de tanto tempo vai dar conta de sustentar a farsa sem que eles se envolvam de verdade?


Colmeia

Hunter

Colmeia conta a história de Abbie que, para driblar os pais preconceituosos e manter seu relacionamento com a namorada, acaba criando um projeto que é uma realidade virtual de encontros para casais afastados.


Antes que a noite devore nosso coração

Matheus Monteiro

Em Antes que a noite devore nosso coração, Clarice e Fábio eram o casal perfeito, até que, depois de salvarem a cidade de um monstro, Clarice decide terminar a relação. Seis meses depois, eles precisam se juntar contra uma nova criatura, e as questões não resolvidas retornam, assim como sentimentos que eles não podem ignorar.


Clichês em rosa, roxo e azul

Maria Freitas

A coleção Clichês em rosa, roxo e azul, reúne contos com protagonistas bissexuais nas mais diversas situações, vivendo diversos contextos. São personagens cis e trans, binários e não-binários, vivendo suas vidas, se apaixonando pelo vizinho, ajudando o avô com as compras, descobrindo novos super poderes; trisais, casais, solteires; músicos, estudantes e até alienígenas.


O garoto do terceiro andar

Mary C. Müller

O garoto do terceiro andar conta a história de Gabriel, que odeia o lugar em que trabalha, que toma muito do tempo que ele gostaria de ter para pintar. Quase não sobra disposição para outras coisas, como por exemplo, conhecer pessoas. Mas as coisas começam a mudar quando ele conhece Leo, que trabalha no terceiro andar.


Ninguém morre sem ser anunciado

Paula Gomes

Ninguém morre sem ser anunciado é uma história com humor, reflexões profundas sobre a vida e que tem um pouco de ficção científica. No livro, Ceci vai morrer em breve com uma machadada na cabeça. Esse é o único fato mais ou menos incontestável dessa história.


Os bruxos de Magno Led

Isaac Newman

Em Os bruxos de Magno Led, Cather volta à cidade depois de 10 anos preso na ilha de Hastings. O objetivo é recuperar seus poderes, mas a tarefa pode ser mais difícil do que o esperado. Na casa dos Harper, Guilherme tenta esconder de sua mãe as marcas em seu corpo. Logo ele será um bruxo e ter uma mãe caçadora de bruxos e membro ativo do Clã, um grupo que os persegue, não ajuda muito.


Decididos

Organização: Marcos Diniz

A antologia Decididos é uma celebração à vida de pessoas bissexuais que, muitas vezes, têm suas vivências apagadas. Os contos foram pensados não apenas para mostrar que bissexuais são muito bem resolvidos, mas acima de tudo, que existem e precisam ser vistos.


Há vagas

Bruna Guerreiro

Em Há vagas, Timo, que aos 22 anos mora sozinho em São Paulo e está prestes a se formar. Seus planos para o futuro incluem Nick, um produtor de musicais por quem ele se apaixonou, mas não parece querer mais do que sexo. Quando Bianca, uma paixão despertada pela música, entra nessa história, Timo terá que lidar com essas duas paixões brigando por um lugar em seu coração, que é enorme.


Quando o Sol voltar

Olívia Pilar Quando o Sol voltar conta a história de Bianca e Dara, que assim como muitos outros jovens tiveram suas vidas alteradas pela eleição de um líder extremamente conservador. Casos de violência e perseguição contra qualquer um que fuja do padrão determinado por aqueles no poder se tornam cada vez mais frequentes. Após a prisão do irmão de Dara, as duas namoradas se reúnem para descobrir como continuar vivendo seu amor em segurança... até o Sol voltar.


Num estalar de dedos

Nick Nagari

Num estalar de dedos é a história de Helena, que nasceu com o poder de parar o tempo, e até onde sabe é a única no mundo. Sua mãe sempre a orientou para não usar disso para mudar o destino, já que as consequências são desconhecidas. Com medo, ela passou a vida inteira seguindo essa ordem à risca… até agora.


Arquivos Big Bi Brasil

Organização: Alan Silva

Arquivos Big Bi Brasil reúne textos e curiosidades sobre autores da primeira edição do reality de escrita voltado apenas para pessoas bissexuais.


Lembrando que aqui no site existem várias outras listas temáticas!


Veja este conteúdo também em nosso Twitter: