top of page

UM MÊS INTEIRO PARA SE ORGULHAR!

O mês é marcado pela celebração do orgulho LGBTQIAP+. 

A história. 


Junho foi definido como o Mês do Orgulho LGBT em homenagem aos acontecimentos de Stonewall. No final de junho de 1969, ocorreram diversas manifestações contra uma invasão policial que aconteceu na madrugada do dia 28 no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Nova York. 


Stonewall é considerado o ponto de partida do movimento moderno de direitos da comunidade nos Estados Unidos e no mundo. Desde então, junho foi escolhido como o mês que usamos para celebrar o orgulho e a luta pelos direitos LGBTQIAP+, culminando em diversas paradas, eventos e manifestações em vários lugares do planeta. 


No Brasil. 


A primeira Parada do Brasil ocorreu em São Paulo, no dia 28 de junho de 1997, tendo como objetivo dar maior visibilidade à comunidade LGBTQIA+ e reivindicar direitos e políticas públicas. O evento evoluiu ao longo dos anos e, em 2022, contou com a presença de 4 milhões de pessoas.


Nossos direitos. 


Nos últimos anos, o Brasil alcançou importantes avanços nos direitos LGBT como a adoção por Casais Homoafetivos em 2010, o Casamento Igualitário em 2013, o direito ao Nome Social em 2018, a Criminalização da Homofobia e Transfobia em junho de 2019 e  em 2020, o STF derrubou restrições que proibiam homens gays e bissexuais de doarem sangue, considerando essas restrições inconstitucionais.


Celebração


Junho é um mês para lembrarmos que estamos vivos e que nossa existência merece e deve ser celebrada. Vamos continuar lutando pelos nossos direitos, honrando o legado de todas as pessoas que já passaram por aqui e construindo um futuro melhor para as próximas gerações. 


Para comemorar, preparamos um mês inteiro com indicações especiais! 


Celebre conosco o #JunhoColorido

15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page