top of page

RESENHA: EMMA, COBRA E GAROTA DE OUTRA DIMENSÃO

Foto do escritor: Cadê LGBTCadê LGBT
Capa do livro Emma, Cobra e a garota de outra dimensão, de Maria Freitas
Capa do livro Emma, Cobra e a garota de outra dimensão, de Maria Freitas
Desde que se beijaram aquela vez na casa da árvore, as coisas ficaram estranhas entre os melhores amigos Emma e Cobra. Ela está cansada de ser abandonada pelas pessoas e fica muito magoada com o silêncio de Cobra, que, por sua vez, está se entendendo como pessoa não binária e tem medo de Emma não querer ficar com ele em meio a tantas mudanças. Seria necessário um fato apocalíptico para esses dois colocarem o orgulho de lado e voltarem a se falar, mas por sorte, ou azar, é exatamente o que acontece.
Quando um meteoro cai na cidadezinha onde moram, Cobra descobre que tem um superpoder, o de ler mentes. E Emma passa a ouvir uma estranha voz em sua parede. Juntos, descobrem que a voz pertence a Trix, uma jovem que veio de outra dimensão, onde um presidente e uma pandemia ameaçam o país. Agora, o futuro dessa e da outra dimensão estão nas mãos de três jovens nerds com sérios problemas de autoestima.
Eles serão capazes de se unir para salvar o mundo?

A fantasia queer que mistura X-Men e elementos brasileiros traz uma nova perspectiva para a literatura LGBTQIAP+, que, durante muitos anos, sobreviveu apenas de romances, autoajuda e não ficção.


No livro, acompanhamos a história de Emma, Cobra e Trix. Os três possuem voz na narrativa, o que torna a leitura dinâmica e cativante para seu público-alvo. A escrita é, ao mesmo tempo, engraçada e provocativa, abordando temas como insegurança, luto, amores não correspondidos e o medo do futuro.


Para quem cresceu assistindo X-Men no SBT durante o almoço, este livro é a escolha perfeita. Todos os personagens são carismáticos, e o universo é muito bem construído. Até os personagens secundários brilham dentro da narrativa.


Todos os protagonistas passam por transformações, e são essas mudanças que tornam a história única. Sem elas — as tão temidas mudanças —, não haveria dilemas tão sensíveis a serem resolvidos. A obra nos mostra como mudar é necessário, cumprindo um dos papéis fundamentais da literatura: transportar-nos para outra dimensão.


Trazendo um discurso político bastante atual, o livro não apenas brinca com a fantasia, mas também dialoga com a nossa própria realidade. Você vai terminar querendo logo a continuação.


Com grandes poderes vêm grandes... dores de cabeça! Em Emma, Cobra e a garota de outra dimensão, dois ex-melhores amigos vão precisar lidar com a queda de um meteoro, superpoderes e uma estranha voz de dentro da parede.

 
 
 

Comentários


bottom of page